Hoje vamos falar sobre um exame muito comum para os coloproctologistas porém pouco conhecido pelos pacientes: a ANUSCOPIA.

A anuscopia faz parte do exame proctológico que é o exame físico do ânus e do canal anal. O paciente que apresenta alguma queixa orificial (anal) deve obrigatoriamente ser examinado pois as doenças do ânus e canal anal muitas vezes apresentam os mesmo sintomas porém tem motivos diferentes e merecem tratamento diferentes. A melhor forma de fazer o diagnóstico dessas doenças é o exame físico.

É importante esclarecer que o exame de colonoscopia NÃO substitui o exame proctológico, pois a colonoscopia só examina o cólon (intestino grosso) e o reto, não identificando alterações do canal anal.

O exame proctológico é composto por três etapas:

1 - Inspeção: quando examinamos a parte externa do ânus, sendo possível identificar plicomas, fissuras, processos inflamatórios, orifícios fistulosos, entre outros.

Além disso, a inspeção dinâmica permite perceber prolapsos do reto e alterações de funcionamento da musculatura pélvica e perineal.

2 - Toque retal: pelo toque podemos perceber alterações da mucosa do canal anal e reto baixo, como pólipos e tumores. Podemos também avaliar a musculatura anorretal, aquela que usamos para segurar as fezes.

MAS E A PRÓSTATA??

A próstata também é sentida pelo toque retal porém não é o objetivo do exame do proctologista, por isso o toque retal feito pelo proctologista não substitui a avaliação prostática pelo Urologista ( médico cirurgião das vias urinárias).

3 - Anuscopia: essa etapa é realizada com um aparelho, semelhante a um espéculo, ou um pequeno funil, que é introduzido no ânus após lubrificação e que ajuda no diagnóstico das hemorróidas e outras patologias. Com ele conseguimos avaliar a mucosa do reto, a presença de sangramento ou muco em excesso.

Para a realização da anuscopia não é necessário nenhum tipo de preparo intestinal, é rápido e indolor e com certeza vai ajudar em muito no diagnóstico para suas queixas.

No consultório realizo anuscopia não só durante a consulta mas também para pedidos de outros médicos.

Agende sua anuscopia!

Dra. Renata Bandini